Carro de Familia
Este carro foi comprado poucos meses depois de eu ter nascido e então foi o carro que eu andei desde pequeno. Durante muitos anos este carro foi um companheiro fiel de viagens dentro e fora de Portugal.
Atualmente com quase meio milhão de quilómetros, já chegou a um ponto que passou a carro de fim de semana e carro de transporte de "tralhas". Estes anos todos depois eu já com carta de condução comecei a andar nele e a divertir-me muito com ele e a passear com amigos.
Num entanto um carro com meio milhão de quilómetros já apresenta alguns problemas.
E o meu objetivo é traze-lo de volta ao seu funcionamento normal.
Etapa 1: Motor e Transmissão
Apesar de parecer relativamente limpo, este motor já está um pouco cansado e muitas vezes já deita algum fumo. Quando está ao relanti, deita algum fumo branco e quando está sobre carga deita fumo escuro. Suspeitamos que os injetores estejam mal calibrados e que exista também uma fuga de liquido de refrigeração para os cilindros, tendo em conta que este tem vindo a baixar o nível sem mostrar fugas. Desta forma chegámos à conclusão que a troca de motor seria a melhor solução para o carro. Este já conta com um turbo recente, pois o antigo partiu a meio de uma viagem de mudanças entre Lisboa e Leiria. Aproveitando que o motor tem de ser retirado, iremos também trocar o encosto da embraiagem que já apresenta muitos sinais de desgaste
Etapa 2: Estética Exterior
Plus 5 more
Um carro com esta idade e quilómetros é normal ter as suas imperfeições mas este, como se pode ver, está em boas condições gerais, apesar de precisar de alguns mimos.
Tem alguns plásticos riscados e batidos algumas amolgadelas nas portas e emblemas queimados, e estes podem ser trocados e reparados de forma relativamente simples.
Etapa 3: Pneus e Jantes
Plus 1 more
Os pneus foram trocados recentemente, mas as jantes já estão um pouco gastas e deveriam de ser arranjadas, limpas e repintadas.
Etapa 4: Restauração das redes de arrumação
Plus 2 more
Após tantos anos a colar e retirar objetos destas redes, os elásticos que suportam as redes vão perdendo elasticidade. Estes são fáceis de reparar por um especialista que irá trazer uma nova vida a estes espaços de arrumação.
Etapa 5: Arranjo das peles interiores do carro
Plus 1 more
Após tantos quilómetros neste carro o desgaste é bem notável, desde bancos rasgados, a cobertura da bagageira e até o apoio de braço na zona onde colocamos o cotovelo, está a necessitar de algum carinho no interior. Nada que um bom estofador não consiga resolver.
Etapa 6: Teto panorâmico
O teto panorâmico devido ao clima húmido na zona começou a descolar o tecido do próprio. Desta forma impediu o funcionamento do mesmo pois este pode ficar preso no mecanismo e depois impedir que o mesmo volte a fechar. É necessário também rever e fazer uma revisão à parte mecânica do teto.
Etapa 7: Polimento e restauração das óticas
As óticas estão a precisar também de um restauro pois já se nota durante a noite em zonas sem iluminação que já não têm a mesma intensidade que tinham quando o carro era novo. Apesar de ainda passar nas inspeções, queremos reparar este aspeto por uma questão de segurança.
Etapa 8: Suspensão
É necessário a troca das molas e amortecedores, pois estas já estão muito gastas e rijas e tornam a condução em cidade um pouco desconfortável.
Etapa 9: Plásticos interiores
Plus 4 more
Alguns dos Plásticos interiores da BMW são revestidos por um material em borracha que após elevada exposição ao sol parece que derretem e ficam muito estragados.
Os plásticos dos bancos ficaram também riscados do transporte de algumas coisas como bicicletas e moveis dentro do carro.
A pega para abrir o fundo da mala do carro também está partido e não fecha totalmente.