Do sonho ao lar
Plus 14 more
Há um ano, eu e o meu namorado comprámos uma casa antiga na aldeia, com dois andares de madeira já podre. Juntámos o pouco dinheiro que tínhamos e começámos a obra com as nossas próprias mãos, com apoio de amigos e família. Demolimos o interior, removendo toda a madeira degradada, limpámos as paredes antigas, apanhámos entulho, e lançámos as estruturas novas da mezzanine na sala para, no futuro, criar os quartos no andar superior. Construímos de raiz o WC e fossa – algo que nunca existiu na casa –, onde aplicámos azulejo, base de duche moderna, loiças novas e uma parede com mosaico geométrico, tornando finalmente o espaço funcional e higiénico. Colocámos divisórias em gesso cartonado para criar zonas independentes e práticas, como lavandaria e arrumação, aproveitando ao máximo o espaço e a luz natural.
Ainda temos muito para fazer: queremos rebocar as paredes antigas, reparar fendas e humidades, pintar toda a casa nos tons claros que iluminarão e ampliarão o ambiente e, sem dúvida que queremos colocar mais janelas! Vamos instalar soalho flutuante no futuro primeiro andar (por cima da sala, suportado pela nova estrutura já erguida) e azulejo resistente no rés-do-chão. Planeamos montar escadas na entrada principal para dar acesso aos quartos em cima e à arrecadação em baixo, sempre com materiais acessíveis, mas robustos. A sala será mobiliada com peças reaproveitadas e DIY, com plantas e objetos feitos por nós, criando um ambiente único e acolhedor.Todo este percurso foi feito com muito amor e entreajuda, provando que, mesmo com poucos recursos, é possível transformar ruínas num verdadeiro lar através de resiliência, criatividade e dedicação dia após dia. Cada fase superada é o reflexo do nosso sonho de futuro, de família e de partilha.
Etapa 1: Abrir parede para colocar varanda
Abrimos a parede exterior principal para permitir acesso à futura varanda e entrada de luz natural, reforçando as extremidades e preparando a estrutura para a expansão do espaço de lazer.
Etapa 2: Rebocar as paredes e pintar
Rebocar todas as paredes internas e corrigir imperfeições e fissuras. Nalgumas zonas, pode ser necessário gesso cartonado para endireitar, pois há paredes muito tortas na casa. Após o secar do reboco, aplicar tinta para amplificar a luz e criar um ambiente limpo e renovado.
Etapa 3: Colocar chão de azulejo em toda a área (sala e WC)
Instalar azulejo resistente em toda a sala e WC, garantindo durabilidade, fácil manutenção e uma integração estética entre os espaços sociais e de higiene.
Etapa 4: Colocar prato de duche e terminar de colocar azulejo nas paredes do WC
Fixar o prato de duche na casa de banho, e completar o revestimento das paredes com azulejo para proteger as paredes.
Etapa 5: Colocar o soalho
No piso superior e zonas de quarto, vamos instalar soalho flutuante de cor clara para maior conforto e isolamento térmico, preparando o espaço para receber mobiliário e decoração
Etapa 6: Instalar escadas
Instalaremos uma escada em madeira na entrada principal, ligando o rés-do-chão ao piso superior e este ao primeiro piso, permitindo dividir a zona dos quartos do resto
Etapa 7: Isolar o telhado
Isolar o telhado com placas XPS ou cortiça expandida para manter a casa confortável e isolada ao longo do ano.
Etapa 8: Mobilar
Por fim iremos continuar a mobilar a casa com móveis antigos, em segunda mão, oferecidos e construídos. Os mesmos vão ser renovados por nós, para dar uma nova estética e segurança.