Mini Morris 1000
Este Mini para muita gente pode ser um carro normal, ou até o carro do Mr. Bean, como muitas vezes já foi chamado. Mas para o meu pai é um carro muito especial. Este foi o primeiro carro do meu pai quando ele tinha 18 anos, foi comprado a uma tia dele e o carro tinha uma coisa em comum com ele. O dia de matricula do carro, foi o dia em que o meu pai nasceu. Logo este carro tem um grande valor sentimental.
Infelizmente o meu pai acabou por vender o carro tendo em conta que não fazia sentido o manter.
Eu ao longo dos anos fui ouvindo história sobre o carro e aventuras que aconteceram com ele e depois de ver que o meu pai ainda tinha algumas saudades decidi que seria giro levar o meu pai a ver o carro para o dia do pai. Com a ajuda da minha mãe e um amigo advogado, conseguimos através da matrícula encontrar o nome do dono e onde o mesmo residia, mas ainda assim sem nenhum contacto. Um dia a minha mãe estava com um cliente e contou-lhe a história, quando o cliente se vira para ela, diz o nome do dono e diz que o conhece. E assim em poucos momentos conseguimos contactar o dono e combinar um dia para visitar o carro. Assim no dia do pai, fomos sem o meu pai saber o destino até Ansião onde o carro residia atualmente. Chegámos e o meu pai ainda meio confuso, acaba por ver o carro ao longe pela primeira vez em muitos anos. Sem estarmos à espera, o dono ofereceu o carro para darmos uma pequena volta e o meu pai reviver os momentos passados.
Após a voltinha perguntámos se o dono estaria disposto a vender o carro até oferecendo para adquirir um igual para dar à troca tendo em conta que nós apenas queríamos o com valor sentimental. Infelizmente não foi possível chegar a um acordo.
Andando para a frente, alguns anos depois estamos no nosso jantar de natal, quando a minha mãe oferece uma pequena caixa e uma carteira de velcro ao meu pai. Dentro da caixa estavam umas chaves antigas e dentro da carteira os documentos originais do carro. Após uns minutos a juntar tudo o meu pai percebeu que tinha o seu carro de volta. E após uma história de como tudo aconteceu às escondidas da família, movemos a troca de presentes para a garagem onde atrás de um portão de um vizinho muito simpático, estava a máquina que agora tinha voltado à família.
Etapa 1: Colocar o carro operacional
No início foi necessário fazer uma revisão ao carro, pois o antigo dono apenas andava com o carro para realizar a revisão e de resto ficava parado numa coleção. Após algumas trocas de óleo, de pneus e travões, conseguimos voltar a por esta máquina na estrada.
Etapa 2: Restauração do interior
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Daqui para a frente temos alguns passos a dar para trazer dar a este carro a atenção e cuidado que o mesmo merece. A troca das forras das portas da frente estão rasgadas e as forras na parte de trás foram cortadas para a colocação de colunas que já não estão instaladas e estragam um pouco a estética do carro.
É necessário também a troca do tecido do teto do carro tendo em conta que este está descolado e manchado para além de aproveitamento.
Etapa 3: Pneus e Jantes
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Na altura em que comprámos o carro de volta decidimos comprar uns pneus que imitavam os pneus da altura de forma a manter a estética do mesmo, num entanto estes pneus não têm muita segurança na estrada e após apenas 1 mês parados começam a deformar-se. Logo decidimos que deveríamos trocar os mesmo comprometendo um pouco a estética de forma a tornar o carro um pouco mais seguro.
Em termos de jantes as jantes já foram arranjadas, e apenas faltam os tampões das mesmas, que com a alta velocidade (+/- 80kmh) foram se soltando e perdendo.
Etapa 4: Mecânica
Como qualquer carro clássico, um projeto nunca está acabado. Existe sempre alguma coisa que necessita de ser retificada. Neste momento, o carro está parado pois necessita de uma embraiagem nova pois a atual ficou queimada após um verão de muitos passeios. Felizmente existem algumas lojas especializadas em venda de material para estes carros.
Etapa 5: Polimento de pintura e restauração dos cromados
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Por fim achamos que um polimento na pintura poderá trazer alguma vida ao carro e a restauração dos cromados irá dar um detalhe e mostrar que é um carro bem cuidado. Apenas um pormenor no para-choques traseiro vai ser mantido. Quando o carro era do meu pai quando era mais jovem, ele emprestou o carro à minha mãe pois o dela estava na oficina, e infelizmente a minha mãe não estando habituada, fez uma marcha atrás contra um poste e deixou o para-choques com um formato de um S, a inicial da minha mãe. O meu pai diz que foi a maneira de a minha mãe marcar o seu carro.