Restauro do meu Tuktuk

Plus 1 more

Há alguns anos atrás, eu e a minha tivemos um projeto na nossa cidade e decidimos alugar uma Ape 50, em que no seu espaço de carga fosse um mini café. Acabámos por encontrar uma que tinha uma máquina de café, um frigorífico, torneiras, etc. A sua participação foi bastante notória pois nunca nenhuma Ape assim tinha alguma vez participado, e após muitos cafés e bolinhos vendidos, e com muitos sorrisos e fotografias, infelizmente tivemos de devolver o nosso "metro quadrado" ambulante.
Passado alguns anos, durante uma das minhas passagens pelo facebook, encontrei alguém na zona onde vivo que se queria desfazer da sua Ape, e numa compra de um bocadinho grande impulso, decidi avançar.
O primeiro desafio foi conseguir transportar o mesmo até casa, visto que fazer 50km num triciclo assim, não era uma boa ideia. Após algumas chamadas a amigos, encontrámos um atrelado com espaço para trazer a nossa nova máquina para casa. Claro que nos esquecemos que tendo 3 rodas necessita de 3 rampas para subir, e tendo apenas uma tivemos de recrutar amigos na rua para ajudar a levantar a Ape para o atrelado.
A Ape após alguns arranjos participou no Leiria Sobre Rodas onde realizou sem problema nenhum cerca de 50km num dia de calor imenso. Realizou também duas viagens até uma praia perto de Leiria, São Pedro de Moel.
A Ape agora tem como objetivo de ser restaurada de forma a brilhar como quando saiu da fábrica e realizar uma viagem por Portugal continuando a trazer um sorriso por onde passa como tem feito ao longo dos últimos anos.

Etapa 1: Primeiro problema - Carburador partido

Após 1,5Km, tive o meu primeiro problema. Um carburador partido! Após 3 chamadas para amigos para empurrar para casa começou o desafio de comprar um carburador e trocá-lo em casa. Depois de algum tempo num forum da APE Portugal encontrei a minha resposta e assim o encomendei. Uma semana depois quando o recebi tinha o primeiro desafio, trocar o carburador sem nenhuma experiência.
Após uma chamada a um amigo curioso, lá nos aventuramos neste arranjo. Depois de mais tempo do que nos orgulhamos, lá conseguimos colocar a máquina a trabalhar e pronta para outra voltinha.

Etapa 2: Remoção da cobertura da carga

Esta remoção apesar de parecer simples, foi mais complicada do que estávamos à espera. A cobertura apesar de ser suposto estar presa por parafuso, encontrámos zonas onde estavam soldadas. Após muita persistência e ferramentas emprestadas para cortar as soldaduras, conseguimos remover a caixa.

Etapa 3: Trabalho de chapa

Plus 1 more

Após 33 anos na estrada existem algumas imperfeições na chapa e na pintura. Isto vai ser reparado por um pintor nosso conhecido. Desta maneira vamos conseguir restaurar na integra a chapa resolvendo algumas pequenas fugas que a nossa máquina tem e dando outra vida à pintura queimada.

Etapa 4: Troca dos plásticos queimados

Plus 2 more

Aproveitando que os plásticos foram removidos para o trabalho de chapar, vamos trocar os mesmo por uns novos. Temos andado à procura de uma loja que venda todos os plásticos que precisamos para dar uma nova vida a esta Ape. Os plásticos antigos foram removidos pois estavam muito queimados e alguns até partidos ou riscados.

Etapa 5: Restauração das rodas e suspenções

Plus 2 more

Neste passo iremos trocar os pneus por um pneu que não seja apenas de estrada, ou seja um pneu misto. Isto vai nos permitir levar esta Ape até a alguns locais incríveis onde vamos conseguir tirar umas fotos espetaculares. E vai também dar outro look a esta máquina incrível. As jantes vão também ser arranjadas e pintadas de seguida.
Em termos de suspensão, vamos ser nós a fazer em casa com peças originais da piaggio.

Etapa 6: Mecânica

Em termos de mecânica, a Ape encontra-se em um estado razoável, a vela já foi trocada, a linha do combustível e o carburador também. Será realizada uma revisão e afinação assim que tudo o resto estiver perfeito para conseguirmos realizar a sua primeira viagem de mais de 100km.

Etapa 7: Chicote elétrico

Plus 9 more

Em termos de parte elétrica, todas as luzes funcionam até agora sem problema, num entanto muitos cabos estão descarnados e isso pode causar alguns problemas num futuro próximo. Tomámos a decisão de arranjar o chicote elétrico em casa utilizando várias cores de cabos novos e mais resistentes. Iremos também trocar todas as lâmpadas por algumas mais fortes de forma a aumentar a visibilidade em condições em que seja necessário, mas mantendo a estética original.

Etapa 8: Restauração do sistema de janelas

Plus 1 more

Por fim, queremos arranjar o mecanismo das janelas. Tendo em conta que este funciona com uma borracha que segura a janela, esta borracha vai ficando ressequida e deve de ser trocada. Desta forma, vamos conseguir utilizar as duas janelas. E não pensem que não é necessário, num dia de sol sem janelas, parece uma sauna com o sol a bater na chapa.

Etapa 9: A Grande Viagem

Por fim com tudo arranjado, a Ape irá partir numa aventura. Fazer a Nacional 2 de Norte a Sul de Portugal, tirando fotos e trazendo sorriso pelo nosso país fora.

partilhar

Contactos

WD-40 Company Limited
Edifício Pujol – Avenida do Forte, Nº8, Fração P1
2790-072 Carnaxide

© 2025 WD-40 Company. Todos os direitos reservados

Iniciar sessão 👋

---------- Ou ----------

Esqueceste-te da palavra-passe?

Precisas de uma conta? Regista-te gratuitamente.

Esqueceste-te da palavra-passe?

Não te preocupes! Introduz o teu e-mail abaixo e receberás uma ligação para repores a palavra-passe.

Cancelar

Criar conta

Cancelar