Solex 3800
À alguns anos atrás, durante uma conversa com a minha madrinha sobre veículos ela disse que tinha uma coisa que eu ia gostar muito, pois tinha rodas e um motor. Eu, curioso, fui ter com ela no dia de Páscoa e ela mostra-me uma bicicleta com um motor a gasolina na roda da frente. O dia ficou ainda melhor quando ela me disse que era para mim.
Fiquei super contente de ter uma bicicleta daquelas até porque nunca tinha visto uma assim.
Claro que, como estava parada há muitos anos, a mesma não andava.
Etapa 1: Jantes e Pneus
Primeiro encontrámos uma pessoa que vendia material específico para a bicicleta e compramos umas jantes, pois as que tínhamos já não eram possíveis restaurar e acabámos por comprar as mesmas já com os pneus colocados.
Etapa 2: Arranjo do Motor
Plus 3 more
Após todos aqueles anos o motor infelizmente não funcionava, então através de alguns contactos encontramos um especialista que conseguia fazer a restauração com material fiável. Após 1 mês de espera consegui ter a bicicleta de volta e quase pronta para a primeira voltinha.
Etapa 3: Pedais e corrente
Como a bicicleta tinha um pedal partido e os dois já não eram os originais decidimos encomendar uns originais de um vendedor numa feira de clássicos e aproveitamos e comprámos também a corrente correta diretamente a alguém que sabia que funcionaria sem precisar de ver a bicicleta.
Etapa 4: Limpeza e primeira volta
Decidimos que antes da primeira volta fora do quintal, deveríamos de fazer uma limpeza para tirar gorduras e sujidades que se acumularam ao longo dos anos de forma a fazer com que a mesma brilhasse outra vez.
Etapa 5: Parte elétrica
Por fim, atualmente ainda falta refazer os cabos elétricos que ligam o motor e a luz da frente e de trás, bem como a coberta da luz traseira, que ficou perdida numa volta pelo centro da cidade.